terça-feira, 24 de março de 2009

Web 2.0 no Brasil

Web 2.0 é o nome dado à nova fase da Internet, baseada em inteligência coletiva, isto é, na construção coletiva do conhecimento. Através da interação, comunidades criadas em torno de interesses específicos poderão apoiar uma causa, pressionar uma empresa ou mudar a opinião pública sobre qualquer assunto. Instituições, governos e empresas já estão incorporando esta cultura para gerar riqueza e conhecimento.
Um blog, até pouco tempo, podia ser definido como uma espécie de “diário” eletrônico. Mas esta ferramenta vem ganhando mais e mais recursos e, em alguns casos, pode mesmo ser chamado de veículo de comunicação.
No que tange à comunicação e à informação, desconfio que esta seja uma das mais importantes ferramentas criadas para a produção de conteúdo na Web. Não apenas porque permite que qualquer pessoa possa criar e manter um veículo de comunicação, gratuitamente, e sem ter que entender nada de programação. Essa importante ferramenta de comunicação, de informação e de conhecimento permite dar voz a quem não podia falar. Permite reunir quem não tinha espaço. Permite articular interesses de quem andava sozinho. Basta ter o que dizer, a quem dizer e trabalhar com seriedade. Se este é o seu caso, crie o seu blog. Se não, as colaborações são sempre bem-vindas!
http://web2brasil.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Querida Vânia,
    Neste mundo globalizado, a interação virtual é a base da comunicação para as novas gerações e agora todos estão se adequando a isso, vejo minha diretora da escola com 72 anos criando slides e comunidades virtuais no orkut, coisas que ela mesma diz que nem imaginaria fazer um dia. Enfim... temos que nos render a web! abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vânia!
    Parabéns por este blog que sintetiza e justifica esta nova era das comunicações, da interatividade e da importância de estarmos antenados com estas mudanças, especialmente como educadores. Obrigada também por nos citar em sua lista de blogs, sinal de que apreciou e aprovou os nossos trabalhos.
    Bjs,
    Norma

    ResponderExcluir