domingo, 22 de março de 2009

Web 2.0 não é forma, é conteúdo

A “nova fase” da Internet nada tem a ver com forma, mas com conteúdo. E também não se trata de uso intensivo de tecnologia, mas de interação na comunicação. O que os teóricos da comunicação, como Pierre Lévy, perceberam é que as ferramentas que temos hoje nos permitem uma interação maior, em um modelo de “muitos para muitos”, só que sem as fronteiras físicas.
Manuel Castells reforça este pensamento dizendo que “a formação de redes é uma prática humana muito antiga, mas ganhou vida nova, transformando-se em redes eletrônicas de informação energizadas pela Internet. a Web 2.0 é a interação entre seres humanos com o objetivo de somar o que se sabe com o que se deseja saber. Nesta conta um tanto louca, o resultado é a multiplicação dos saberes. Parece mágica, mas é Inteligência Coletiva.

Um comentário:

  1. Oi Vânia,
    Muito bom o visual de seu blogue. O conteúde está melhor ainda. Essa visão da Web 2.0 que você aborda colocando os autores que discutem o assunto é muito interessante para todos nós que estamos usando essa nova forma de comunicação "de muitos para muitos".
    Parabéns.
    Abraço,
    Raimundo Macário

    ResponderExcluir